Checklist para instalar arandelas na parede

Antes de partir para o passo a passo, comece fazendo um checklist de itens que vão te ajudar a fazer esse serviço de maneira simples e segura:

  • Lâmpadas;
  • Nível para medição;
  • Furadeira e parafusadeira;
  • Parafusos;
  • Buchas;
  • Alicate comum;
  • Alicate descascador de fios;
  • Chave de fenda.

Com todos esses itens em mãos, desligue as fontes de energia elétrica para garantir sua integridade física e mãos à obra!

1. Defina a posição da aplicação

Após definir a altura e o distanciamento entre o posicionamento das arandelas no muro, faça marcações de referência e verifique se tudo está alinhado. Lembrando que ao final desse passo a passo, nós indicamos qual é a altura e o distanciamento mais recomendados.

2. Use a base da arandela para fazer marcações

Para começar, você deve separar todas as partes do produto, deixando de lado somente sua base. Com isso, posicione a base isolada no local de fixação, fazendo com que os fios internos atravessem a parte interna. Em seguida faça marcações de referência onde serão feitos os furos para fixação da peça na parede.

3. Fure a parede nas marcações

Retire a base da parede, verifique o alinhamento das marcações que foram feitas, faça os furos com a furadeira, e coloque as buchas nas cavidades.

4. Fixe a base na parede

Recoloque a base na parede, deixando os cabos de energia visíveis novamente, e fixe os parafusos com o auxílio da parafusadeira.

5. Conecte os fios

Com o alicate descascador de fios desencape cerca de 6 mm na ponta dos fios elétricos, e ligue-os nos conectores seguindo as instruções do fabricante.

6. Finalize a instalação

Encaixe a parte externa (o corpo) da arandela na base instalada na parede e fixe bem. Enfim, está pronto! Depois disso basta testar as lâmpadas e desfrutar dos novos detalhes que essa iluminação sutil, indireta e aconchegante vai proporcionar ao ambiente de instalação.

Onde posso usar as arandelas?

Esse tipo de luminária pode tanto ser instalado em áreas internas quanto externas da sua casa. Mas independente disso, é importante ter em mente o tipo de luminosidade que o produto oferece, e se suas características correspondem às suas expectativas.

O mais indicado é que, ao serem instaladas, os diferentes modelos de arandelas não sejam a fonte de luz principal. Isso porque elas funcionam como pontos focais de luz, contribuindo melhor para destacar pontos e decorar ambientes.

Assim, pense em onde pode ser útil aplicar pontos de luz difusos e concentrados, a fim de trazer maior conforto e destaque para determinados objetos ou pontos da parede.

Qual é a altura adequada da arandela?

A altura ideal vai variar conforme as especificações de cada ambiente, porém, ainda assim, existe uma média geral. Na maioria dos casos, a altura varia de acordo com o modelo da arandela. O indicado é que seja instalada a partir de 1,60m do piso acabado.

Quando se tratam de instalações internas, como no caso mais comum que a posição delas é nos quartos ao lado da cabeceira da cama, a altura mais indicada fica em cerca de 1,00m, e 1,10 de altura, se atentando a altura da cabeceira da cama.

Qual é a distância correta de uma para outra?

A distância também varia do modelo da arandela e do efeito que ela causa. O ideal é garantir que o facho de uma não interfira na outra e manter uma distância harmônica considerando as questões estéticas.

Gostou das dicas? Esse foi o nosso passo a passo de como instalar arandelas externas em muros!