Interromper a entrega de um pedido postado nos Correios é super simples, mas para que seja atendido é importante que a entrega não esteja em seu processo final.
Sendo assim, quanto antes for feito o pedido de suspensão, maiores as chances de conseguir cancelar a entrega.
Para realizar o pedido de suspensão de entrega dos Correios é só seguir esse passo a passo:
1 – Acesse a página de rastreio do Correios.
2 – Digite o código de rastreio do objeto e o texto de segurança nos campos indicados. Em seguida é só clicar no ícone no formato de lupa.
3 – Após fazer a consulta clique na opção suspender entrega.
4 – Em seguida, caso o remetente não esteja logado, será necessário entrar na conta dos Correios.
5 – Clique no ícone dos termos de uso e confirme a solicitação de suspensão de entrega.
6 – Clique em OK.
7 – Prontinho, solicitação realizada com sucesso.
Em seguida, o status de entrega será atualizado para “solicitação de suspensão de entrega recebida”.
Algum tempo depois, após o recebimento do pedido de interrupção na unidade de distribuição responsável, a encomenda retornará ao remetente e o status será atualizado para “objeto será devolvido por solicitação do contratante ou remetente”.
E atenção, por motivos de segurança, caso essa solicitação seja feita por alguém que não seja o responsável pelo envio (CPF ou CNPJ informado no momento do despacho) a suspensão não será realizada e a mensagem “cliente não possui permissão para bloquear objeto” aparecerá na tela.
O que acontece se eu suspender a entrega dos Correios?
Após o pedido de suspensão da entrega, a remessa constará como “bloqueada” no sistema interno dos Correios.
A partir daí a agência responsável vai cancelar o processo de entrega e encaminhar o pacote de volta ao remetente.
Mas é importante ficar atento a essas informações importantes:
- Não é possível reverter o processo após pedir a suspensão da entrega.
- O valor do frete suspenso não será ressarcido pelos Correios.
E se o botão de suspender entrega não estiver ativo?
Como dissemos anteriormente, o serviço de cancelamento de entrega fornecido pelos Correios precisa ser realizado dentro de um prazo operacional viável para a transportadora.
Ou seja, se você tentou realizar o cancelamento e o botão “suspender entrega” não estava ativo ou aparecendo, isso significa que o pacote já saiu para entrega ou está com algum bloqueio registrado por órgão fiscalizador.
Caso esse seja o seu caso, fique atento às próximas atualizações do rastreio.